O Projeto Formare é um programa da Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de educação profissional (ou ensino profissionalizante) para jovens a partir de 16 anos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mundo do trabalho e as aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa.

 

A Fundação Iochpe, uma organização civil sem fins lucrativos que se dedica a apoiar profissionais e empresas em suas ações de investimento social, é responsável por desenvolver o programa de educação que é aplicado nas empresas e pelo apoio pedagógico do programa, que resulta em uma certificação reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

 

O Projeto Formare teve seu início no Grand Hyatt São Paulo em 2011. A primeira turma, formada por 20 jovens, foi a primeira a receber a certificação de ‘Técnico em Hotelaria e Eventos’, e o hotel foi pioneiro na área de hotelaria a investir no projeto.

 

As aulas, ministradas por colaboradores do hotel que se transformam em educadores voluntários, envolvem matérias como matemática, comunicação, empreendedorismo, além de hotelaria e eventos. Os alunos permanecem no hotel pelo período de 1 ano, e recebem, além das aulas, todo o suporte necessário para seu desenvolvimento no curso, como alimentação, vale-transporte, uniforme e seguro saúde, entre outros benefícios.

 

“Projetos como este fazem parte de nossa responsabilidade social corporativa. Para o Grand Hyatt São Paulo é uma grande responsabilidade e honra poder qualificar jovens em um hotel de luxo, utilizando todas as facilidades e profissionais que temos”, afirma Miguel Angel Bermejo, Diretor Regional de Recursos Humanos para a América do Sul na Hyatt. “Por meio do Projeto Formare, oferecemos educação de qualidade aos jovens, o que vai permitir  melhor inserção no mercado de trabalho”, finaliza Bermejo.

 

Além de oferecermos uma possibilidade de inserção social, também proporcionamos ao setor a oportunidade de capacitar e qualificar novos profissionais para esse mercado

Beth Callia

Coordenadora Geral, Projeto Formare

Ao final do curso, os jovens participam de uma animada festa de formatura que envolve seus familiares e amigos, para celebrar a conquista de uma nova etapa em suas vidas. Muitos dos jovens formados pelo projeto, ano a ano, começam sua jornada profissional como menores aprendizes ou estagiários no hotel e iniciam a construção de sua carreira no Grand Hyatt São Paulo. Dos 79 jovens formados pelo Projeto Formare desde 2011, 62 continuam trabalhando no hotel!

 

O Grand Hyatt São Paulo se orgulha em oferecer educação e oportunidade de desenvolvimento para jovens e futuros colaboradores, reforçando seu compromisso com o Brasil e as comunidades das quais o hotel participa.

Se você é estudante e tem interesse em participar do Projeto Formare no Grand Hyatt São Paulo, entre em contato com Lígia Shimizu através do e-mail ligia.shimizu@hyatt.com ou 11 2838 1259.