Lendário clube de jazz e swing

Foi realmente uma agradável surpresa aquela noite fria de 2ªfeira em Nova Iorque.

Fomos ao lendário Cotton Club, clube de jazz e swing (dança típica norte-americana) no bairro do Harlem, nightclub de grande importância na cena musical da cidade e do país- nomes como Nat King Cole e Billie Holiday passavam por lá. Foi inaugurado nos anos 20, sofreu fechamentos e aberturas, passou por alguns endereços, mas desde 1978 está sediado embaixo da Riverside Drive Bridge.

foto by Kevin H. - via Flickr CC

foto by Kevin H. - via Flickr CC

Aparentemente mantém até hoje a mesma decoração: mesinhas com toalhas plásticas vermelhas, muitos espelhos e quadros nas paredes tornam o ambiente pitoresco. A sensação é de ter voltado no tempo…senhores e senhoras (a média de idade dos freqüentadores assíduos é de 75 anos) trajados impecável e elegantemente, dançando sem parar, música atrás de música, fazendo nascer em cada cliente a vontade louca de pular na pista e dançar. Eu fui e me diverti!

Tudo isso embalado pela  incrível orquestra “Cotton Club All Stars” formada por 13 integrantes (somente às 2ªs feiras a composição é completa) que dão um show à parte, sem falar nas cantoras divas que ainda hoje encantam com suas vozes poderosas. Apresentações de sapateado completam o banquete de diversão.

Um programa e tanto, que não pode faltar na agenda de quem quiser uma alternativa aos óbvios pontos turísticos da cidade. Além da “Swing Night” às segundas, noites de jazz e blues fazem parte da programação do resto da semana.  Para quem quer conhecer esse lugar autêntico durante o dia, aos sábados e domingos há a opção do “Gospel Brunch”.  Confira a programação no site e embarque nessa viagem nostálgica e única no Harlem.

Informações:
Endereço:  656 WEST 125th STREET, NEW YORK, NY 10027,
Telefone: (212-663-7980)
Site: Cotton Club Newyork

Fonte/Colaboração: Carolina Schramm – Grand Hyatt São Paulo