O Carnaval é a principal festa popular do Brasil. Internacionalmente conhecida, atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros, que festejam por quase cinco dias seguidos. A data do Carnaval varia de ano para ano em função da Páscoa e, por isso, ocorre entre os meses de fevereiro e março.

No Rio de Janeiro, um dos carnavais mais famosos do mundo, o auge da celebração fica por conta dos desfiles das escolas de samba do grupo especial na Marquês de Sapucaí. No entanto, também é possível se divertir nos conhecidos e tradicionais “Carnavais de Rua”, que rolam por toda a cidade e vem ganhando cada vez mais adeptos, ano após ano. Confira aqui fotos, notícias e programação!

foto by kikesan - via Flickr CC

foto by kikesan - via Flickr CC

Ainda no gancho de festas de rua, não poderíamos deixar de mencionar o carnaval de Salvador, reconhecido por seus blocos e trios elétricos de grande participação popular, que agitam toda a cidade. São mais de dois milhões de foliões, entre baianos e turistas, em uma área de 25 quilômetros que abriga camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infra-estrutura montada especialmente para o evento. Confira a programação completa dos trios e blocos!

foto by oficialivetesangalo - via Flickr CC

foto by oficialivetesangalo - via Flickr CC

E não poderíamos deixar de falar do carnaval de São Paulo, que assim como o do Rio de Janeiro, tem seus holofotes voltados para o desfile das escolas de samba no sambódromo do Anhembi. E o ritmo de samba e festa começa em janeiro com a abertura dos portões das escolas para os animados ensaios. Saiba mais sobre horários e valores, acesse aqui.

foto by Paula Ferrari - via Flickr CC

foto by Paula Ferrari - via Flickr CC

foto by Paula Ferrari - via Flickr CC

foto by Paula Ferrari - via Flickr CC

Programe-se e aproveite o carnaval!

Fontes: Guia Rio de Janeiro (Ed. Céu Azul), Rio Guia Oficial, Portal Oficial do Carnaval de Salvador e Cidade de São Paulo