Perdeu a última edição do Hyatt Wine Club?  Confira hoje mais destaques dos  vinhos portugueses, em nossa série semanal.  E programe-se já para a próximaedição no dia 19 de julho, que apresentará Vinhos da Espanha!

Hoje vamos destacar mais rótulos que estavam presentes na edição de vinhos portugueses do Hyatt Wine Club, em junho:

 

ENCOSTA DO XISTO LOUREIRO 2009, importadora Vinica
O Vinho Verde é um dos ícones portugueses.  Frescos, ácidos e aromáticos, eles respondem pela segunda maior quota do mercado português de vinhos e são produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal.

O Encosta do Xisto Loureiro é um vinho que casa muito bem com aperitivos emqualquer época do ano. Bastante fresco e cítrico, apresenta aromas de frutas tropicais, limão e grapefruit. Na boca é seco, apresenta acidez moderada, com sabores cítricos e herbais. Excelente custo-benefício, acompanha bem peixes grelhados, saladas, massas e carnes brancas.

Arquivo Particular

UVAS : 100% Loureiro
REGIÃO: Minho
TEOR ALCÓOLICO: 12%
MATURAÇÃO: 6 meses, 50% em barricas novas e 50% em barricas com 2 anos
PREMIAÇÃO: Medalha de ouro no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010 (Portugal); distinção ‘Verde Honra’ no Concurso de Vinhos da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes 2010; medalha de prata no Wine Masters Challenge 2010 no Estoril.
PREÇO: R$ 34

ENCOSTA DO XISTO ALVARINHO 2009, importadora Vinica
Produzido com a casta Alvarinho, é um vinho que destaca aromas intensos de frutas tropicais, cítricos, maracujá. Na boca, é encorpado, ácido, com paladar cítrico.  Final longo, fresco e marcante.  Harmoniza bem com pratos de peixe, mariscos, grelhados.

Arquivo Particular

UVAS : 100% Alvarinho
REGIÃO: Minho
MATURAÇÃO:
TEOR ALCÓOLICO: 12,5%
PREMIAÇÃO: Medalha de prata no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010 (Portugal).
PREÇO: R$ 65

MEIA PIPA 2007, importadora Portus Cale
A origem do nome desse vinho vem do fato que inicialmente era loteado e colocado em meias pipas de carvalho ( barris de 250 litros) para a venda.  Com boa estrutura, fruta muito presente tanto no aroma como na boca, notas de especiarias, café, chocolate, taninos doces, boa acidez e textura sedosa, este vinho é bem versátil, com comida ou sozinho.  Ótima compra na sua faixa de preço.

UVAS : 34% Cabernet sauvignon, 33% Syrah e 33% Castelão
MATURAÇÃO: 11 meses em barricas de carvalho francês Allier
TEOR ALCÓOLICO: 13.5%

SÓ TOURIGA NACIONAL 2005, importadora Portus Cale
Feito exclusivamente com a casta Touriga Nacional, este vinho apresenta aroma com notas frutadas, geleia e leve defumado.  Na boca é rico e  encorpado, aveludado, com taninos maduros e toques de fruta e madeira.  Combina bem com carnes nobres.

Arquivo Particular

UVAS : 100% Touriga Nacional
REGIÃO: Setúbal
MATURAÇÃO: 12 meses em barricas novas de carvalho francês Allier (50%) e americano (50%)
TEOR ALCÓOLICO: 13.9%

E você, tem alguma sugestão de um vinho português com ótimo custo benefício? Conte prá gente!

Onde comprar:
Vinica – http://www.vinica.com.br
Portus Cale – http://www.portuscale.com.br

O Hyatt Wine Club é nossa série mensal de degustação de vinhos, que acontece toda terceira terça-feira do mês.  A cada edição, temos uma programação especial com um tema específico, onde as importadoras parceiras apresentam rótulos de diferente regiões ou variedades, de acordo com o tema do mês.  Para completar a noite, música ao vivo e um buffet de aperitivos também temático, dão o tom à esses encontros descontraídos e ideais para troca de informações sobre o mundo do vinho, reunir os amigos para um bom papo ou conhecer pessoas novas, de iniciantes a amantes inverterados da nobre bebida.

Informações Hyatt Wine Club
Telefone: (11) 2838-3207
E-mail: hosts.ghsaopaulo@hyatt.com