Perdeu a última edição do Hyatt Wine Club?  Não se preocupe – nós contamos para vocês os destaques da noite.  Fizemos uma seleção de rótulos baseada na inovação, exclusividade, prêmios ou pelo ótimo custo-benefício dos rótulos apresentados.  Programe-se já para a próxima edição no dia 18 de outubro (Vinhos Rosé & Champagnes) e acompanhe nosso relato sobre os vinhos argentinos no post de hoje e durante as próximas semanas!

Nossa vizinha Argentina vem produzindo vinhos desde os anos 1500, traçando suas heranças da Espanha, França e Itália. Historicamente, a Argentina mantinha a maior parte de sua produção de vinhos para consumo interno, e hoje é um grande país produtor, com rótulos premiados e respeito internacional, liderado pela produção de grandes Malbecs, a uva queridinha de consumidores e criticos. A região vinicola do país se espalha pelos pés da Cordilheira dos Andes ao longo de 2.400 kilômetros, de Salta ao Rio Negro, e apresenta uma variedade climática que torna cada região muito peculiar. A província de Mendoza é a area mais tradicional da indústria vinífera argentina e otras regiões como Salta e Patagônia vem ganhando terreno com excelentes rótulos no mercado.

 

Vamos então conferir alguns vinhos que tiveram destaque na edição de vinhos argentinos do Hyatt Wine Club de setembro? Começaremos com a delicadeza e o frescor dos brancos e rosés.

 

SAN PEDRO DE YACOCHUYA TORRONTÉS 2009, importadora Grand Cru
A região de Salta tem o clima perfeito para o cultivo da uva Torrontés por causa de sua altitude, o que torna este branco leve e frutado um excelente exemplar da expressão máxima da Torrontés.  Este vinho apresenta uma cor amarela límpida e brilhante, e é extremamente aromático, com notas de flores e frutas frescas.  Na boca, sabores de lichia, abacaxi bem maduro em compota, toques de especiaria, com corpo médio e muito frescor.

 

 

 

 

Arquivo Particular

 

Uvas: 100% Torrontés
Região: Salta
Maturação: Tanques de Inox
Teor Alcoólico: 14%
Preço: R$ 55

ANIMAL CHARDONNAY, TIKAL (ERNESTO CATENA), importadora Mistral
A Bodega Tikal pertence à Ernesto Catena, filho de Nicolás Catena, da bodega mais emblemática da Argentina, a Catena Zapata. Seus vinhos seguem um estilo muito próprio e inovador e a linha Animal possui exemplares de ótima relação qualidade/preço. Esse excelente chardonnay orgânico é bastante aromático, com notas de frutas cítricas. Na boca apresenta potência, boa complexidade e acidez no ponto certo.  Acompanha muito bem peixes, frutos dos mar, carnes brancas e massas com molhos brancos.

 

 

 

 

Arquivo Particular

 

 

 

Uvas: 100% Chardonnay
Região: Tupungato, Mendoza
Maturação: 70% em tanques da aço e 30% barricas de carvalho
Teor Alcoólico: 14%
Preço: US$29,90

 

KAIKEN ROSÉ 2010, importadora Vinci
A Kaiken é o novo projeto da tradicional bodega chilena Viña Montes do outro lado dos Andes, no coração de Mendoza.  Esse rosé é eleborado com uvas Malbec colhidas um pouco antes, para contar com maior acidez.  O resultado é um vinho que apresenta uma cor rosa intensa, com aromas frutados de morangos e violetas.  Na boca, tem excelente corpo, frescor e é delicadamente equilibrado.  Um rosado cheio de classe para acompanhar pratos leves ou beber sozinho.

 

 

 

 

Arquivo Particular

 

 

 

Região: Mendoza
Uvas: 100% Malbec
Teor Alcoólico: 13,5%
Preço: USD$ 32,50

E você, tem alguma sugestão de um vinho argentino com ótimo custo benefício? Conte prá gente!

Onde comprar:
Grand Cru – http://www.grandcru.com.br/
Vinci Vinhos – http://www.vincivinhos.com.br
La Charbonnade – www.lacharbonnade.com.br

O Hyatt Wine Club é nossa série mensal de degustação de vinhos, que acontece toda terceira terça-feira do mês.  A cada edição, temos uma programação especial com um tema específico, onde as importadoras parceiras apresentam rótulos de diferente regiões ou variedades, de acordo com o tema do mês.  Para completar a noite, música ao vivo e um buffet de aperitivos também temático, dão o tom à esses encontros descontraídos e ideais para troca de informações sobre o mundo do vinho, reunir os amigos para um bom papo ou conhecer pessoas novas, de iniciantes a amantes inverterados da nobre bebida.

Informações Hyatt Wine Club
Telefone: (11) 2838-3207
E-mail: hosts.ghsaopaulo@hyatt.com