A cada dia mais, o conceito de que cervejas também são feitas para degustar, apreciar e harmonizar é reforçado entre os consumidores. A degustação de cervejas é uma atividade cada vez mais procurada por homens e mulheres, interessados em descobrir mais sobre o universo cervejeiro.

 

A cerveja é produzida a partir de 4 ingredientes básicos:

MALTE:

oferece cor e doçura para  a cerveja. A coloração da cerveja é resultado do tostado do malte;

LÚPULO:

confere amargor e aroma, é considerado o “tempero da cerveja”;

ÁGUA:

compõe 95% da cerveja e antigamente sua origem era muito importante. Hoje em dia, já existe tecnologia para tratá-la;

LEVEDURAS:

são fungos, consomem o açúcar do malte e o transformam em álcool e gás carbônico.

Qual a diferença entre cerveja e chopp? A cerveja é normalmente engarrafada, passa por pasteurização e possui uma validade maior. O chopp é armazenado em barril e, por possuir uma saída mais rápida, possui uma validade menor e não é pasteurizado.

 

Quais as principais diferenças entre os rótulos de cerveja? Mesmo partindo de um processo produtivo semelhante, os rótulos se diferem principalmente pela influência dos países onde seus estilos foram criados. Os estilos mais populares são Lagers (Alemanha), Belga (Bélgica), IPA e American Lager (Estados Unidos), Pale Ales e Stouts (Reino Unido).

 

– Alemanha: destacam mais o malte e o lúpulo e normalmente apresentam notas que lembram cereais e toques florais

 

– Bélgica: as cervejas belgas são, muitas vezes, produzidas com diferentes cereais além do lúpulo. É muito comum encontrarmos notas de casca de laranja, sementes de coentro, alcaçuz e pimenta, por exemplo.

 

– Estados Unidos: A recente expansão das cervejarias artesanais nos Estados Unidos fez crescer a representatividade deste país no mercado cervejeiro. As cervejas de lá são normalmente mais ácidas e com influência dos barris de madeira utilizados para a maturação da bebida.

 

– Reino Unido: As mais famosas são Stouts (mais intensas e escuras), Pale Ales (mais claras e com maior teor de álcool e lúpulo) e Porters (mais escuras, com teor alcoólico variado). Não podemos deixar de mencionar a tradição dos PUBs londrinos, a opção mais popular para consumo de cervejas neste país.

 

Dicas para servir sua cerveja no ponto certo: Normalmente a temperatura para servir as cervejas é em torno de 2 a 4ºC e não é preciso servir o copo extremamente gelado (isso nos impede de sentir a complexidade de sabor e aroma da cerveja).

Já pensou unir a degustação de cervejas em são paulo com uma hospedagem inesquecível? O Grand Hyatt São Paulo e o C-Bar prepararam um pacote especial, o Pacote Beer Tasting, que oferece uma experiência exclusiva de degustação com harmonização de premiados rótulos das cervejarias Wälls e Goose Island. Um final de semana para cervejeiro nenhum botar defeito!

 

Conheça mais sobre a degustação e as harmonizações exclusivas criadas pelo Chef Val Fernandes:

Grand Hyatt SP apresenta: Goose Sophie from Grand Hyatt SP on Vimeo.

 

Goose SophieBelgian Specialty Ale

Harmoniza com queijo cabra, melaço com uvas

 

Goose Island, uma cervejaria original de Chicago (Estados Unidos), referência mundial na fabricação de cervejas do estilo Farm House Ale (estilo Belga). Para a produção da Goose Sophie, adiciona-se raspas de casca de laranja e 20% do líquido passou por barris que continham vinho, trazendo alta complexidade floral, aromas de baunilha, cítrico e aromas rústicos.

Grand Hyatt SP apresenta: Wäls Session from Grand Hyatt SP on Vimeo.
Wäls Session Citra IPA – Session IPA

Harmoniza com Bolinho de bacalhau e molho picante

 

Wälls, uma produtora de “cerveja arte”, é  uma cervejaria mineira artesanal que desde 1999 tem como missão “criar as melhores cervejas para os paladares mais diferenciados, harmonizando com momentos únicos”. A Wälls Session Citra IPA tem maior teor alcoólico e amargor, e é uma cerveja leve, de entrada e muito aromática e cítrica.

Grand Hyatt SP apresenta: Wäls Dubbel from Grand Hyatt SP on Vimeo.

 

Cerveja: Wäls Dubbel – Belgian Ale Dubbel

Harmoniza com Mousse de chocolate 70%

 

O segundo rótulo da cervejaria Wälls tem o estilo Belga e apresenta espuma abundante, aroma de caramelo, café de coador e chocolate. É a única cerveja premiada no World Beer Awards, considerado o ‘Oscar’ da categoria, ganhando até mesmo de rótulos originalmente Belgas.

LANÇAMENTO DO NOVO MENU DE HAPPY HOUR DO C-BAR

 

Se você adora cervejas, não pode perder o lançamento do novo menu de Happy Hour do C-Bar, no dia 27 de abril. Neste dia, venha aproveitar um descontaído happy hour com os amigos na região da Berrini, com petiscos exclusivos criados pelo Chef Val Fernandes e um DJ para animar sua noite de quinta-feira.

 

Além disso, uma exclusiva promoção em parceria com a Wäls – Cerveja Arte, oferecerá ‘Compre 2 Leve 3’ de rótulos da premiada cervejaria, como a Wäls Session Citra IPA e Wäls Dubbel, apresentadas nos vídeos que você acabou de assistir.

 

Saiba mais na nossa página no Facebook.

 

Informações e reservas: 11 2838 3203 ou pacoteshyatt.com.br