O bacalhau é um prato bastante antigo que com o tempo foi adaptado a cada cultura. No século XV, o bacalhau era um prato bastante utilizado devido à sua praticidade e durabilidade no armazenamento, afinal era um produto salgado que aguentava as longas embarcações que poderiam durar meses. Com o tempo foi incorporado nas principais tradições portuguesas, e nós, brasileiros, herdamos esta saborosa tradição.

 

 

Apesar deste prato ser bastante conhecido pelos religiosos que costumam manter o regime durante a quaresma, hoje é um dos pratos favoritos de muitos brasileiros que, independente de religião, esperam datas festivas como a Sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão) para comer a famosa Bacalhoada Portuguesa.

Para quem está programando um feriado de páscoa em família e está em busca de uma saborosa receita para cozinhar, compartilhamos a dica do nosso Chef Val Fernandes, Chef do Restaurante C-Cultura Caseira:

 

 

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)

1 kg de batatas cortadas ao meio

5 cebolas médias cortadas ao meio

1 pimentão verde cortado em tiras

1 pimentão vermelho cortado em tiras

1 pimentão amarelo cortado em tiras

6 tomates sem pele cortados ao meio

200 g de azeitonas pretas grandes

Cheiro verde picado a gosto

Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto

 

 

Modo de Preparo:

Dessalgue o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água

Reserve a água

Em uma panela de barro (ou outra de sua preferência), monte camadas: primeiro com as batatas, em seguida o bacalhau, os pimentões, tomates, cebolas e azeitonas

Por último, salpique o cheiro verde e regue com o azeite a vontade (cerca de 500 ml);

Coloque 2 xícaras (chá) da água que ferveu o bacalhau e leve ao fogo, cozinhando até que as batatas e as cebolas amoleçam

Sirva com arroz branco, que pode ser feito na água do bacalhau cozido.

 

Se você é daqueles que adora estar rodeado da família e amigos, mas prefere evitar a bagunça em casa, que tal convidar o pessoal para a Bacalhoada do Hyatt? Dia 30/03 no restaurante C-Cultura Caseira das 13h às 16h, além da bacalhoada, você desfruta de um completo buffet de saladas, pratos quentes e um delicioso buffet de sobremesas inspirado no fim de semana da Páscoa.

 

 

 

 

 

O Grand Hyatt São Paulo ainda oferece mais opções para você comemorar a sua páscoa com uma

experiência única!