O evento tradicional precisa do envolvimento das madrinhas para marcar a mudança para o novo lar

 

Uma das tradições que precedem o casamento, o chá de panela é um evento organizado para que a noiva possa receber familiares e amigos próximos, começar a preencher a casa com presentes especiais e desfrutar de um momento descontraído antes do casamento.

 

No Brasil, ele é popular desde os anos 60, porém sua origem é muito mais remota: conta-se que um holandês pobre se apaixonou por uma rica donzela, e, para que o dinheiro não fosse um empecilho para o casamento, os amigos ofereceram a ele itens para preparar a casa.  

 

Embora não seja regra, o chá é organizado pela noiva, com a ajuda das madrinhas. Por isso, a comemoração tende a ser predominantemente feminina. Algumas variações modernas, como o chá bar, permitem a presença dos noivos e de outras pessoas do sexo masculino.

 

No evento mais tradicional, as mulheres se reúnem para entregar utensílios domésticos para a noiva, realizando brincadeiras em que ela acaba toda pintada. Entretanto, as versões atuais estão mais sofisticadas, garantindo mais diversão do que prendas para as participantes.

 

Para realizar um chá de panela tranquilo e perfeito, é preciso que as organizadoras oficiais fiquem atentas a importantes pontos, como:

 

Antecedência

 

A indicação é que a data do evento seja marcada entre um e dois meses antes do casamento, pois, após esse período, a noiva ficará envolvida em ainda mais detalhes para o grande dia. Por isso, a organização deve começar de três a quatro meses antes da data marcada para o chá.

 

Começando com antecedência, será possível reservar o espaço ideal, agendar o horário, selecionar as convidadas mais próximas, preparar os convites, providenciar comidas e bebidas, escolher os presentes desejados, cuidar da decoração, adquirir as lembrancinhas e pensar na diversão.

 

Decoração

 

 

Essa é a oportunidade de mimar a noiva, portanto, a decoração deve ser pensada especialmente para ela, afinal, esse é um dos poucos momentos que ela terá de decidir isso sem o futuro marido!

 

A decoração não precisa ser temática, mas, entre as favoritas para esse tipo de evento, estão a tropical, a romântica e o DIY. Independentemente do estilo, o que não pode faltar para o decor é a incorporação dos elementos que remetem à cozinha do futuro lar.

 

Cardápio leve e prático

 

cardápio

 

Na maioria das vezes, esse tipo de chá é realizado no período vespertino e as mulheres ficam bastante à vontade. Por isso, dê preferência a opções práticas e leves.

 

Você pode servir sanduíches, canapés, pastas, saladas e, se o evento se prolongar, uma massa. Para os doces, salada de frutas, tortas e macarons. Não pode faltar um bolo com a cara da festa para comemorar essa nova etapa e agradecer a presença de todas.

 

Quanto às bebidas, dê preferência aos sucos naturais, águas saborizadas e chás, pois eles ajudam a complementar a decoração. Se desejar servir bebidas alcoólicas, opte por drinks e preparações já conhecidos, como a sangria. O espumante é presença obrigatória para o brinde!

 

Lista de presentes úteis

 

louças

 

Na lista de presentes, o ideal é incluir itens que o casal de fato usará no lar. Alguns deles são obrigatórios, como talheres e copos, mas outros, como infusores de chá, são dispensáveis se os noivos não consomem esse tipo de bebida.

 

A recomendação é remover os itens mais custosos da lista (eles podem ir para a lista de casamento ou ser adquiridos pelo casal) e determinar uma loja para a compra. Se você quiser que os itens sejam padronizados ou de determinada cor para combinar com a sua cozinha, por exemplo, especifique esse detalhe na lista.

 

Assim, há menos chances de receber presentes repetidos e precisar fazer a troca em diferentes estabelecimentos às vésperas do casamento.

 

Diversão

 

Estar reunida com pessoas especiais antes mesmo do casamento já é um momento naturalmente divertido. Entretanto, se a noiva estiver disposta, é possível incluir algumas atividades para animar ainda mais o chá de panela.

 

Entre as brincadeiras tradicionais, estão: descobrir qual é o presente às cegas, verdade ou mentira com histórias que envolvam a noiva, e o famoso jogo de encontrar as alianças na farinha ou na gelatina.

 

Se a noiva preferir uma festa sem brincadeiras, é possível aproveitar o momento para trocar experiências sobre a vida de casada, exibir um vídeo sobre a amizade com os convidados ou apenas desfrutar da companhia de pessoas especiais.

 

Providencie lembrancinhas

 

Depois de tanta celebração, é preciso agradecer a presença de todos os convidados. Por isso, deixe as lembrancinhas separadas e entregue pessoalmente a cada um durante a despedida.

 

Os mimos podem ser relacionados ao tema da festa, como, por exemplo, um vaso de flores para uma festa primavera, ou relacionados a utilidades domésticas. A personalização é a dica para tornar a lembrancinha única. Opções mais refinadas, como um voucher para massagem, também são válidas. Entre os docinhos, só evite distribuir o bem-casado, que marcará presença no grande dia.