Nesse final de semana (17 e 18 de maio), em São Paulo, acontece a Virada Cultural 2014. O evento é realizado anualmente pela prefeitura da cidade com o intuito de promover 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte, gastronomia, filmes entre outros.

O evento foi inspirado na Nuit Blanche de Paris, que também é feito anualmente na capital francesa, com atrações durante o dia todo. Em São Paulo, o evento é feito com o intuito de promover a convivência em espaço público, convidando a população a ocupar o Centro da cidade por meio da arte.

O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha para todos os públicos. Esse ano o festival chega a seu aniversário de 10 anos com 24 horas ininterruptas e mais de 500 atrações! Com tantas opções assim nós decidimos fazer uma seleção com algumas das que nós achamos mais legais para você que quer aproveitar o melhor do festival mas está perdido em meio à tanta variedade!

Hammond Grooves no Bar Terraço Itália - Foto: Bruna Goldberger

Um dos palcos que mais prometem durante a Virada Cultural 2014 é o da Praça da República, que contará com grandes nomes da música brasileira e também com músicos estrangeiros consagrados, como o guitarrista norte-americano Stanley Jordan.

Nosso destaque aqui vai para o trio Hammond Grooves. A banda mescla o Jazz com ritmos brasileiros, como o maracatu e o samba, criando temas autorais e inesperados. O nome da banda é uma homenagem aos grandes nomes do órgão Hammond e seus clássicos do estilo SoulJazz.

Atração: Hammond Grooves
Gênero: Jazz
Local: Palco República
Horário: 18h00

Bixiga 70 - Foto: Leonardo Pastor

O palco montado na Alameda Barão de Limeira será dedicado à musica caribenha, mas a big band Bixiga 70 se destaca das demais com um som que conta com grande influência do Jazz, da música instrumental africana, latina. A banda, que também recebe influências de grandes músicos brasileiros como Gilberto Gil, Baden Powell Chico Science sem dúvidas é uma atração a ser considerada!

Atração: Bixiga 70
Gênero: Afrobeat/Jazz
Local: Palco Barão de Limeira
Horário: 22h00

Chefs na Rua - Foto: Alimentaria Brasil

Mas nem só de música vive a Virada Cultural, a partir das 8h da manhã duas feiras gastronômicas ocuparão o centro da cidade com barracas de cozinheiros renomados. O já conhecido Chefs na Rua trará vinte participantes para o Minhocão. Dentre eles estarão nomes como Pedro Vita (Brado), Carlos Bertolazzi (Per Paolo) e Allan Prisco (Hamburgueria 162).

Outro evento já conhecido pelos paulistanos também foi trazido para a virada, o Mercado, organizado pelos chefs Checho Gonzáles e Henrique Fogaça, reunirá 32 expositores e contará com Pedro Franco (Fasano), Luciano Lourenço (Le French Bazar) e muitos outros.

Atração: Chefs na Rua
Gênero: Gastronomia
Local: Minhocão
Horário: das 8h00 às 20h00

Atração: O Mercado
Gênero: Gastronomia
Local: Ribeiro de Lima
Horário: das 9h00 às 18h00

Guizado - Foto: Caroline Bittencourt

Se sua intenção é não arriscar muito a pedida certa são os palcos do Theatro Municipal e da Avenida Rio Branco. Discos clássicos da música nacional e internacional, como “Catch on Fire”, de Bob Marley, “Dark Side of The Moon”, da banda Pink Floyd e “On The Corner”, de Miles Davis, ganham uma nova roupagem em shows de artistas como Guizado, Cidadão Instigado e Céu.

Atração: Guizado interpreta On The Corner, de Miles Davis
Gênero: Jazz
Local: Palco Rio Branco
Horário: 09h00

Atração: Cidadão Instigado interpreta Dark Side Of The Moon, de Pink Floyd
Gênero: Rock Progressivo
Local: Palco Rio Branco
Horário: 03h00

Ira! - Foto: Divulgação

A grande atração da Virada, o Palco Júlio Prestes, esse ano será dominado por grandes nomes da Música Popular Brasileira. Um dos destaques do palco é a banda Ira!, um dos maiores ícones do rock nacional, que abrirá o festival. Além do grupo a programação também inclui a banda Teatro Mágico, a cantora Vanessa da Mata e os cantores Pepeu Gomes e Luiz Melodia.

Atração: Ira!
Gênero: Rock
Local: Palco Júlio Prestes
Horário: 18h00

Jack Nicholson em "O Iluminado" - Foto: Divulgação

O cinema também invade a Virada Cultural desse ano.  Este ano, a programação é ideal para os nostálgicos, resgatando clássicos, como O Iluminado, de Stanley Kubrick, O Exorcista, de William Friedkin e E.T – O Extraterrestre, de Steven Spielberg.

Atração: Clássicos do Horror
Gênero: Cinema
Local: CineSesc
Horário: das 19h00 às 18h00

Atração: Clássicos do Cinema
Gênero: Cinema
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: das 00h00 às 17h30

Uriah Heep - Foto: Divulgação

Se você é um fã de rock das antigas o Palco São João é um prato cheio. Uma das bandas selecionadas para tocar este ano é o Uriah Heep. O grupo de hard rock e rock progressivo, formado no final da década de 60, é considerado uns dos maiores do estilo, ao lado de bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd e Deep Purple.

Outra atração imperdível é o cantor e guitarrista Mark Farner, conhecido por ter sido um dos fundadores do Grand Funk Railroad, banda que foi uma grande sensação do rock para os jovens no final dos anos 60 e começo dos anos 70.

Atração: Uriah Heep
Gênero: Rock Progressivo
Local: Palco São João
Horário: 23h00

Atração: Mark Farner
Gênero: Rock
Local: Palco São João
Horário: 01h00

Viu só? Com essas dicas nós esperamos que vocês aproveitem o que a Virada tem de melhor. Para quem quiser conferir o restante da programação, ela está completa no site oficial do evento: http://viradacultural.sp.gov.br/