Toda empresa apresenta, em algum nível, certa preocupação com mundo e com as pessoas que a rodeiam. Mais do que isso, há sempre uma preocupação latente com os próprios colaboradores. Esse tipo de cuidado é chamado de “Responsabilidade Social”. O Grand Hyatt Rio de Janeiro, assim como outros hotéis da marca Hyatt, preocupa-se com a preservação da natureza e manutenção da harmonia social no ambiente no qual se encontra. Nesse sentido, nós nos empenhamos em manter nossa responsabilidade social sempre em alto nível, especialmente quando se trata de saúde e bem estar; educação e desenvolvimento pessoal; sustentabilidade ambiental; e desenvolvimento econômico e investimento. São esses os quatro pilares que mantêm de pé não só o Grand Hyatt como também as pessoas que fazem parte dele.

 

Para entender melhor o que toda essa responsabilidade significa – e acabar de vez com as suas dúvidas – explicaremos aqui o sentido de cada pilar, sempre dando exemplos práticos de ações já promovidas pela empresa. Tá curioso? Só continuar lendo!

 

 

1) Saúde e Bem-estar

O que é?

Trata-se de uma preocupação específica com a integridade física e mental dos colaboradores, tanto em relação à preservação do ambiente de trabalho quanto em relação à manutenção do bem-estar dos indivíduos enquanto pessoas. Pode-se exemplificar esse conceito de diversas maneiras, como o simples incentivo de lavagem de mãos na utilização de sanitários, promoção de votação para escolha do melhor menu do restaurante interno e até mesmo realização de iniciativas externas, como parcerias com empresas de educação, alimentação e auxílio de saúde.

O que já fizemos?

O Grand Hyatt Rio de Janeiro promoveu campanhas de votação para a escolha de melhores sucos em nossos restaurantes corporativos, proporcionou auxílio na confecção de óculos de grau por meio de uma ação com a “Óticas Pison”, que ofereceu descontos aos colaboradores vindo diretamente à empresa – além de confecção de óculos também para os familiares dos colaboradores, por meio da mesma ação; e, por fim, parceria com cursos de pós-graduação na FGV e cursos profissionalizantes na Microlins – empresa que também estendeu o benefício aos familiares.

 

Uma ação em especial que merece destaque é a parceria com a Gastromotiva, empresa que se utiliza de alimentos descartados em boas condições para promover jantares para pessoas em situação de rua. Em uma das últimas refeições realizadas, a equipe Hyatt esteve presente, ajudando na estrutura e distribuição. Ao todo, tivemos 14 voluntários e 72 pessoas atendidas. Confira na foto abaixo a equipe reunida à mesa:

 

 

2) Educação e Desenvolvimento Pessoal

O que é?

Trata-se de um conceito vinculado à edução enquanto conhecimento e desenvolvimento pedagógico. É possível, por exemplo, que as empresas realizem esse tipo de incentivo promovendo parcerias com instituições que oferecem pós-graduação ou cursos de idiomas. É um conceito que também atinge o já mencionado pilar da “saúde e bem-estar”, uma vez que apresentam enfoques parecidos e desenvolvidos para se complementarem. Da mesma forma, é possível que se faça um ação na educação externa, ou seja, naquela que está em voga em escolas pelos arredores ou cursos profissionalizantes para jovens carentes.

O que já fizemos?

Essencialmente, além das parcerias realizadas com os cursos Microlins e as turmas de pós-graduação; o Grand Hyatt Rio de Janeiro também apresentou (e apresenta) propostas para as vias externas à empresa, como doação de livros para as escolas municipais localizadas próximas ao hotel, doação de móveis não mais utilizados também para a infra-estrutura dessas mesmas escolas, parceria com Fundações de Apoio, como a instituição Alfa Sol e a fundação Roda Viva – essa não só incentivadora e promovedora de cursos, como também parceira do Hyatt em questões trabalhistas, acordo no qual muitos jovens podem ser empregados pelo Hotel, tendo realizado cursos culinários e passando a atuar nos restaurantes, por exemplo.

 

Complementar a isso, também há uma grande preocupação em relação ao futuro dos jovens e sua relação com os familiares. Com o país em crise, muitos dos responsáveis encontravam-se em situação de desemprego, o que nos incentivou a realizar uma oficina de currículos e promover um tour com os estudantes pelo hotel, a fim de explicitar e explicar melhor os passos envolvidos na construção de uma carreira, a fim de incentivá-los.

 

 

 

3) Sustentabilidade Ambiental

O que é?

Possivelmente o conceito mais famoso entre as empresas, esse ponto da responsabilidade de toda corporação envolve os cuidados com o meio ambiente. É sabido que o homem não vem exatamente preservando o espaço onde vive, então por que não começar a se preocupar com isso já no trabalho? É possível realizar campanhas institucionais para evitar o desperdício de água, de comida e até de papel toalha. Sejamos conscientes.

O que já fizemos?

O Grand Hyatt Rio de Janeiro chegou a plantar 12 mil mudas para complementar a flora que havia impactado com a construção do hotel, implementou uma elevatória para que o esgoto não fosse jogado na Lagoa de Marapendi, uma vez que a própria Lagoa é um dos diferenciais da hospedagem no Hyatt; e até mesmo ajudou a tratar das ervas daninhas que estavam prejudicando o ambiente.

 

Em determinada ocasião chegou a levar os mesmos alunos da rede pública de educação para um passeio na praia, a fim de promover o debate acerca da necessidade de limpeza dos espaços públicos (e tão lindos) do Rio de Janeiro. Além disso, internamente o Grand Hyatt esteve ativo na política de boa manutenção dos espaços de convivência e privados, instalou sanitários que contavam com economia de água e recentemente até chegou a conseguir o selo de empresa sustentável. Parabéns, Hyatt!

 

 

4) Desenvolvimento econômico e investimento

O que é?

Possivelmente visto como o pilar mais importante para muitas empresas, esse tópico permite observar políticas de lucratividade e investimentos a longo prazo. Um bom exemplo (também já mencionado) é o curso de idiomas para os colaboradores. Sabendo-se outras línguas que não apenas o inglês, é possível que a empresa desenvolva-se no mercado e cresça de maneira mais rápida. Da mesma forma, muitas companhias aplicam um investimento de longo prazo em jovens e adultos que um dia podem vir a trabalhar com a empresa, como no caso de apoio a ONGS e cursos profissionalizantes.

O que já fizemos?

O Grand Hyatt Rio de Janeiro não apenas oferece cursos de inglês e outras línguas aos colaboradores, por meio de uma parceria com a empresa Apoio Total, como também confecciona investimentos do lado de fora do hotel: houve, mais uma vez, a oficina de currículos com os pais das crianças da escola municipal próxima ao hotel, além de parcerias com fundações de apoio, como a Roda Vida, que oferece cursos profissionalizantes de Beleza (cabelo, maquiagem), Moda (costura) e Cozinha (padarias, essencialmente).

 

 

O Grand Hyatt São Paulo também trabalha com os mesmo valores e pilares para construir sua própria responsabilidade social. Eles já têm 15 anos de estrada e tem muito a ensinar para nós do Rio. Que tal saber um pouco mais a respeito da jornada deles? Clique aqui e acabe com suas dúvidas!

 

E você? Tem feito o que para ajudar a manter a harmonia e o bem-estar da comunidade a sua volta? Una-se a nós em nossas futuras companhas: teremos um dia da beleza, em comemoração ao mês das flores, para nossas colaboradoras; realizaremos um contato mais direto entre nosso Chef Rodrigo, responsável pela confeitaria, com os alunos da Roda-Viva; e realizaremos ações de bem-estar social.