Técnica chinesa balanceia os canais energéticos do corpo para que você viva mais relaxado, saudável e feliz

 

Com uma vida cheia de compromissos, os momentos de cuidar de si mesmo, relaxar e sentir-se feliz são imprescindíveis. Essa é a proposta do Shiatsu, uma massagem oriental diferente de tudo o que você já experimentou.

 

Ao contrário de outras massagens, que focam na resolução de um problema específico, o Shiatsu irá tratar você por inteiro, considerando o seu estilo de vida e os problemas que isso acarreta para o seu corpo e para sua mente.

 

O Shiatsu significa “pressão com os dedos” e faz parte da medicina tradicional chinesa, na qual se acredita que todos os problemas são causados por desequilíbrios nos canais energéticos do ser humano. A partir da pressão, o terapeuta estimula os pontos, reequilibrando a energia.

 

Após uma sessão dessa massagem terapêutica, você irá desfrutar da sensação de bem-estar, se sentirá relaxado por muito mais tempo e estará prevenido contra doenças físicas e psicológicas.

 

Como é essa experiência

 

Em uma sessão de Shiatsu, o terapeuta utiliza os próprios dedos, mãos, cotovelos e joelhos para massagear todas as partes do seu corpo – da sua cabeça até o seu pé – estabelecendo contato entre o seu corpo e a sua mente, levando em torno de uma hora.

 

Segundo a medicina chinesa, todo ser humano possui canais de energia (muito similares ao sistema circulatório), por onde circula a energia vital, chamada de Ki. Em alguns canais, pode haver um acúmulo de energia, chamado de Jitsu, enquanto que em outros pode haver carência, os Kyo.

 

A massagem terapêutica é feita de forma a permitir a fluência da energia acumulada para os pontos onde ela está faltando, balanceando o fluxo e restabelecendo a saúde física e mental do paciente. Para cada necessidade é realizado um tipo especial de movimento.

 

Para receber o Shiatsu, você deve vestir uma roupa leve e confortável e evitar se alimentar exageradamente e ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão.

 

Durante a prática, é comum sentir algumas dores leves, especialmente nos pontos onde a energia está concentrada ou em partes do corpo que você não exercita com frequência. Caso você sinta uma dor muito intensa durante a prática, avise o terapeuta para que ele possa aliviá-la.

 

Benefícios do Shiatsu

 

O principal objetivo da aplicação do Shiatsu é o balanceamento da energia vital, pois isso permite que o ser humano usufrua de suas próprias capacidades de auto cura para garantir a sua saúde e bem-estar.

 

O que é percebido imediatamente pelo paciente é uma profunda sensação relaxante e revigorante. Além disso, é possível perceber a liberação de músculos contraídos e a revitalização de zonas do corpo que estavam enfraquecidas. Porém, os benefícios vão muito além.

 

O Shiatsu também proporciona melhoria da postura e do tônus muscular, da dor e sensibilidade localizadas, de crises alérgicas, de cólicas menstruais, dos movimentos intestinais, de enxaqueca, de bruxismo e de doenças psicossomáticas, como depressão e síndrome do pânico.

 

A massagem, ainda, é capaz de aliviar gastrite, doenças respiratórias, problemas de circulação sanguínea, dores nas articulações e tendões e também a fibromialgia.

 

Com esses benefícios, você poderá desfrutar de uma vida menos estressante e de noites de sono reparador. E você também irá adquirir mais consciência para compreender a importância de adotar um estilo de vida saudável.

 

Os resultados podem ser percebidos logo na primeira sessão, porém, para que seja mais intenso, você precisará de quatro a seis sessões. No entanto, o tratamento é permanente e, se você se identificar com a massagem, é possível fazer sempre que sentir necessidade.

 

Não devem receber o Shiatsu pessoas que têm inflamações graves, febre, doenças contagiosas, fraturas e luxações, varizes e queimaduras. As grávidas só podem com liberação médica. Confira também o tratamento facial com pedras quentes

 

Principais pontos energéticos

 

O corpo possui centenas de pequenos pontos de energia que podem ser ativados durante o Shiatsu. Cada ponto está relacionado a um meridiano, que é como um grande canal.

 

Existem 59 meridianos, sendo 12 deles considerados principais – e responsáveis por um órgão vital ou por um sistema do corpo humano – e mais dois extras, que distribuem a energia para todo o corpo. São eles:

 

1 – Meridiano dos pulmões

2 – Meridiano do intestino grosso

3 – Meridiano do estômago

4 – Meridiano dos rins

5 – Meridiano do baço-pâncreas

6 – Meridiano do coração

7 – Meridiano do intestino delgado

8 – Meridiano da bexiga

9 – Meridiano pericárdio, relacionado à circulação e sexualidade

10 – Meridiano triplo-aquecedor

11 – Meridiano do fígado

12 – Meridiano da vesícula biliar

 

Os meridianos extras são chamados de Vaso da Concepção e Vaso Governador.

 

Cada meridiano contém entre 9 e 67 pontos de energia e, ao tratar o meridiano, o terapeuta chega com mais facilidade aos pontos exatos que estão precisando de cuidados. Aproveite e conheça também a reflexologia

 

Gostaria de experimentar?

 

Se você gostaria de melhorar a sua vida, restabelecer e prevenir a sua saúde e viver muito mais feliz, não deixe de conhecer essa massagem, disponível no Grand Hyatt São Paulo e no Grand Hyatt Rio de Janeiro. 

E, se você já está desfrutando de todos esses benefícios, agende a próxima sessão. Estamos aguardando para proporcionar esse momento especial!