Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando falamos em Itália? A torre de Pisa? Vaticano? Inter de Milão? Leonardo da Vinci? Michelangelo? Ferrari? Pizzas e lasagnas? Independente da representação que este país tenha para você, a Itália é famosa por inúmeros fatores. Desde suas magníficas obras arquitetônicas até sua saborosa e rica gastronomia! E quando se trata de alimentos e bebidas, os italianos mostram que são chefs de primeiro mundo. Seus pratos foram bem difundidos aqui no Brasil com a vinda dos colonos para cá no século passado. As bebidas também não deixam a desejar. Além dos deliciosos vinhos, alguns drinks não podem ficar de fora da lista de bebidas clássicas italianas. São drinks que fazem sucesso em bares de todo o mundo e você confere agora mais algumas curiosidades sobre 5 deles.

Bellini

Um drink que caiu nas graças do mundo todo é o Bellini. Ele leva Proseco e pêssego branco como seus principais ingredientes. Inicialmente este drink era produzido apenas no verão por ser a época da safra de pêssego, mas devido a seu enorme sucesso atualmente ele é bastante consumido ao longo do ano todo. Sua história conta que ele foi criado em Veneza e é inspirado nas cores utilizadas pelo pintor renascentista Giovanni Bellini. Dizem que este drink é um dos poucos que permaneceram inalterados desde sua criação, sendo uma de suas poucas mudanças a troca do copo long drink por taça flute.

limoncello

Outro ítalo-drink bastante conhecido é o Limoncello. Licor de limão produzido no sul da Itália e feito com raspas de limão, álcool, água e açúcar. A princípio parece seguir o mesmo caminho que uma caipirinha de limão, mas o Limoncello é mantido no congelador para então ser consumido bem gelado. Na Itália é tradicionalmente servido no frio e após as refeições por ser considerada como uma bebida digestiva. Apesar de ser produzida com sumo de limão, seu sabor não é amargo, mas sim doce.

Garibaldi

Em terceiro lugar em nossa lista está o Garibaldi! Feito a partir da mistura de Campari com suco de laranja, este drink também é conhecido como Orange Bitter. Seu nome é uma homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi e é conhecido por sua consistência vigorosa e saborosa. O copo ideal para servir este drink é o old fashioned e pode ser decorado com fatia de laranja.

Nocino

Este drink é uma tradicional bebida alcoólica italiana. Recebe o nome de Nocino e é produzido a partir das deliciosas nozes. Este requintado drink é especialmente preparado nesta época do ano, onde ocorre o amadurecimento das nozes da Sicília. É um hábito servir uma dose de Nocino após as refeições uma vez que este também é um licor que auxilia na digestão. Nele há um aroma de noz presente no líquido âmbar escuro que torna esta bebida uma das prediletas entre os italianos.

spritz

Por fim, encerrando nossa lista com grande estilo (e muito sabor) está o tradicional Spritz! Apesar de seu nome derivar da palavra alemã “spritzen” (borrifar), este drink é essencialmente italiano! Acredita-se que essa bebida tenha surgido a partir da ideia de soldados do império austro-húngaro de colocar água nos vinhos a fim de preservar a qualidade da bebida. Sendo assim Spritz é composto por três partes de prosecco, duas partes de Aperol e uma parte de água gaseificada. Este drink tem uma cor viva alaranjada e é bem refrescante, sendo um dos mais pedidos no verão italiano.

Agora que você já conhece os drinks italianos mais pedidos nos bares da Europa, tente experimentá-los e veja qual você gosta mais. Há bebidas para todos os gostos e todas acompanham o sucesso e tradição da forte gastronomia italiana! Tente harmonizá-las com seu prato favorito em um jantar especial e sinta o delicioso sabor da Itália. Che delizia!

spritz