Quando os Americanos pensam em sobremesa, um dos primeiros doces que vêm à cabeça deles são os brownies. Deliciosas barras de chocolate de textura intermediária entre um bolo e um cookie, com um gosto suavemente amargo e geralmente acompanhados por sorvetes ou geleias. Mas sabemos que não há limites para a criatividade na gastronomia e, muito menos, para nosso chef patissier! A combinação de chocolate com pimenta ganhou popularidade em meio aos paladares brasileiros e várias empresas lançaram seus bombons recheados com geleias apimentadas.

Nosso chef também decidiu apostar na experiência única de complementar o doce sabor do chocolate seguido pelo ardor da pimenta, e assim criou uma receita inigualável de brownie apimentado! Compartilhamos com você agora os segredos desta receita, ideal para servir na hora do café!

 

 

Preparação de base brownie

400 gr de chocolate garoto

400 gr de manteiga

160 gr de açúcar

80 gr de farinha de trigo

2 pitadas de sal

1 colher de chá de fermento

3 ovos normais ou 4 ovos pequenos

Castanha do Pará a gosto

 

Ganache de chocolate ao leite

500 gr de chocolate com teor de cacau 55%

50 gr de manteiga

500 ml de creme de leite

 

Para finalizar

Brotos de mostarda ou pimenta calabresa

 

Brownie

Derreta o chocolate em banho-maria e misture a manteiga.

Bata com o auxílio de uma batedeira os ovos com o açúcar.

Misture cuidadosamente o chocolate nos ovos batidos até obter uma mistura homogênea.

Com uma peneira acrescente aos poucos a farinha nesta mistura.

Forre uma forma com papel manteiga e coloque a massa do brownie.

Finalize com as castanhas e leve ao forno por 25 min. em temperatura média.

 

Ganache

Pique o chocolate em lascas e leve para derreter em banho-maria. Quando estiver totalmente derretido, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, e por fim a manteiga. Mexa bem com uma colher até obter uma mistura cremosa e homogênea.

 

Finalizar

Servir forma de brownie à vontade com quenelle de ganache por cima. Você também pode servir com sorvete de iogurte ou graviola. Uma boa dica também é utilizar pequenas placas finas de chocolate para trabalhar com as texturas e utilizar brotos de mostarda ou pitadas de pimenta calabresa para dar um toque de ardência ao chocolate.