Preparamos uma série com quatro posts sobre rótulos de vinhos para harmonizar com diferentes pratos e aproveitar o fim do verão no Brasil. Nesta primeira semana vamos falar de um vinho rosé cheio de personalidade e dar algumas dicas de como degustá-lo nos dias quentes.

Vinho rose - Foto by: flickr.com/photos/sackton/ - CC

1º tempo: vinho recomendado para pratos de frutas, seleção de frios e pratos de queijos.

Nome do vinho: Cave Geisse Terroir Rose Brut (Pinot Noir Espumante)

História:

A vinícola Cave Geisse foi fundada no ano de 1979 pelo engenheiro agrônomo chileno Mario Geisse. Ele havia chegado 3 anos antes ao Rio Grande do Sul para assumir a vínicola Möet & Chandon, criada para a produção local de espumantes Chandon.

Vinhedos:

Os vinhedos estão localizados na região de Pinto Bandeira em Bento Gonçalves, a uma altitude de 800 metros sobre o nível do mar e possuem uma excelente drenagem e amplitude térmica.

Clima:

Com microclima que favorece a produção de espumantes, as manhãs frias e chuvosas fora do período de colheita e baixa probabilidade de geadas são algumas das características da região de Pinto Bandeira.

O vinho:

Este 100% Pinot Noir passa por um período mínimo de 36 meses de envelhecimento antes de sair ao mercado, o que garante ao vinho bastante corpo e permite sua harmonização com variados pratos. Sua cor característica é a cereja e possui um brilho intenso. Seu aroma é extremamente frutado, sendo as frutas vermelhas as mais predominantes, como o morango. Na boca possui uma acidez adequada e uma elegância importante.

Harmonização: 

Nossa sugestão é que o apreciem a uma temperatura de 5-7 ºC, e acompanhado de pratos leves e frescos para o verão, por exemplo acompanhado de um prato de frutas e uma seleção de frios e queijos, inclusive variados tipos de presuntos ibéricos, como um Pata Negra ou um Jamón Serrano.

Esperamos que vocês tenham gostado das nossas dicas e aproveitem os dias quentes com um belo vinho! Voltamos na semana que vem com sugestões de harmonização para vinho branco. Até lá!