Você já ouviu falar de Lamen?

(La – massa esticada/estirada e Men – Macarrão, ou seja, macarrão com fios longos e estirados.)

 

O lamen é um alimento japonês de origem chinesa, que foi introduzido no país nipônico no início da era Meiji (1868-1912). Apesar de ser um prato de macarrão que no começo se preparava apenas  nos restaurantes chineses do Japão, hoje em dia,  já adaptado à cultura e paladar local, é há séculos, um dos pratos mais populares do país. Um bom motivo para os brasileiros experimentarem e um prato essencial para os japoneses!

 

É possível encontrar em qualquer esquina um Lamen-ya (nome que recebem os restaurantes especializados neste tipo de prato), e o preparo é muito interessante, pois é diferente em cada província! Vale a pena criar um roteiro gastronômico e visitar restaurantes de lamen em diversas regiões, mas não vale ficar escandalizado, os japoneses, por questões culturais, fazem barulho para sorver o macarrão, isso porque o lamen deve ser consumido muito quente para realçar o sabor.

No Brasil, o produto se popularizou com uma marca nacional que introduziu o noodles de caldo de feijão, por o Brasil possuir a maior colônia japonesa no mundo e isso ajudou para que se difundisse cada vez mais. Hoje em dia com diversas variedades incluindo famosos restaurantes japoneses em São Paulo no bairro da Liberdade que seguem o padrão de Lamen-ya.

Por conta dessa expansão da ‘’cultura lamen”, o restaurante japonês do Grand Hyatt São Paulo, Kinu realiza anualmente o Festival de Noodles, com sabores especiais para agradar todos os paladares. Não é bom degustar o melhor da gastronomia japonesa, em São Paulo, com um toque de sofisticação?

Restaurante Kinu – Informações e reservas:

11 2838 3203 ou saogh-hostess@hyatt.com