A culinária francesa é bastante conhecida pelo mundo e para quem realmente estuda e investe na cozinha, ela é uma arte.

Um dos grandes contribuidores para tudo isso é Antonin Carême, cozinheiro dos reis. Por ele, comemos os famosos vol-au-vents (pastéis de massa folhada) nas recepções de eventos. Por ele, olhar um prato com uma bela montagem faz parte de se deliciar com ele. Carême misturou dois excelentes ingredientes: culinária e arquitetura. E os olhos deram mais sabores para o paladar.

O chef francês foi responsável pelo bolo de casamento de Napoleão e alimentou mais de dez mil pessoas no Champs-Elysées. Mas mais interessante do que isso tudo é: ele cozinhou a última refeição da rainha Maria Antonieta antes de sua execução, uma sopa de vermicelli.

Receita Sopa de Vermicelli:

 

Foto por Avlxyz - via Flickr CC

Foto por Avlxyz - via Flickr CC

Ingredientes: um frango inteiro, 350g de vermicelli italiano e 600g de ervilhas
Modo de Preparo: Prepare o consomê usando um frango inteiro. Adicione o vermicelli italiano. Deixe cozinhar em fogo brando por 25 minutos e sirva numa sopeira com as ervilhas fervidas.

Carême consagrou o suspiro, merengues, suflê de morango, biscoitinhos de castanha e seus doces folhados em sua própria patisserie na rue de La Paix. Seguindo a frase “Somos o que comemos”, podemos afirmar que Carême, fez parte da História da França e hoje diversas pâtisseries pelo mundo possuem o nome Carême em homenagem à ele, como na Austrália e no Brasil.

Ficou com vontade de comer como Rei ou Rainha?
Veja algumas dicas para quem visitará Paris: Perfect slices of Paris