Fondue: A palavra “fondue” é uma flexão feminina para o verbo “fundir”, algo como “fundido” ou “derretido”.

 

Conta-se que a origem do prato é suíça e que ele foi criado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões de montanha em buscar alimentos nas cidades por causa da guerra e do frio intenso. A primeira receita de fondue está documentada em um livro de receitas escrito em Zurique, em 1699.

 

O prato tornou-se o símbolo nacional da Suíça e é tradicionalmente feita com queijos Gruyère, Emmental e Kirsch, um tipo de destilado a base de cerejas. Outras versões famosas são o fondue de chocolate e frutas e com carne vermelha servido com diferentes tipos de molhos.

 

O fondue é sempre uma ótima pedida para aquecer os dias de inverno. Que tal prepará-lo para receber os amigos em um próximo encontro ou reunião familiar?

  1. INGREDIENTES

– Carne: você pode preparar o fondue com carne e óleo aquecido em uma temperatura alta. A panela fina e de metal é a ideal nestes casos. Corte a carne em cubos médios e tempere. Espete as carnes nos garfos e coloque-as no óleo fervente. Sirva com molhos diferentes como queijo, alho, mostarda, rosé, entre outros.

 

– Queijos: Para o fondue de queijo, as panelas de cerâmica e vidro, mais grossas, são as ideais. Elas mantêm a temperatura constante. Ao preparar o fondue, pode-se misturar diversos tipos de queijos ralados, mais fáceis e rápidos de derreter. Coloque os queijos diretamente na panela com um pouco de vinho branco e mexa sem parar, sempre em fogo baixo.

 

Chocolate: Você pode usar o chocolate branco, ao leite, meio amargo ou amargo. O fondue de chocolate ou marshmallow podem ser servidos acompanhados por frutas como uva, maçã, banana, morangos e abacaxi. Use panelas mais grossas para prepará-los.

2) UTENSÍLIOS

Qual panela usar? Aposte em um réchaud, tipo de panela com um acendedor separado e que vai à mesa, para manter a comida quente. As melhores panelas são as de cerâmica, que evitam que o alimento grude no fundo. Para os fondues com óleo, prefira as panelas de cobre de boa qualidade.

 

Como esquentar a panela? Usando álcool líquido, de preferência 90%, coloque no queimador e acenda. Deixe a chama forte para as fondues ao óleo e vinho, que precisam aquecer bem antes de cozinhar as carnes.

 

Garfos: Os garfos são essenciais para manusear os alimentos no fondue. Uma dica bacana são os garfos coloridos que além de enfeitar, vão ajudar na identificação de qual é o seu garfo dentro da panela.

3) ACOMPANHAMENTOS

Para acompanhar o fondue, aposte em:

– Chocolate: Frutas como uva, morangos, abacaxi ou até mesmo doces consistentes como bolo, brownie e biscoito champagne.

– Queijo: Pão italiano, principalmente adormecido, não quebra facilmente e adere melhor ao fondue

– Carne: Sirva acompanhada de molhos como molho de queijo, alho, mostarda, ervas, rose, abacaxi com pimenta, entre outros. Pode-se servir acompanhado de legumes cozidos ou grelhados.

4) BEBIDAS

Tente acrescentar vinho ou outras bebidas alcóolicas no preparo da fondue! Prefira vinho branco e Kirsch nas fondues de queijo, e vinho tinto nas fondues de carne.

5) VINHOS

Uma ótima pedida para combinar com o inverno é harmonizar o fondue com vinhos. Prefira os vinhos os tintos para as carnes vermelhas, como o Cabernet Sauvignon ou Merlot, e os brancos para as carnes brancas, como Sauvignon Blanc. Eles também são ótimos para acompanhar os queijos!


 

Ficou curioso para experimentar o fondue? Que tal aproveitar para viver uma experiência 5 estrelas com degustação de fondue Chocolat du Jour no Grand Hyatt São Paulo?

 

O Pacote Fim de Semana com Chocolat du Jour oferece um final de semana ideal para quem quer relaxar ou curtir a cidade e ainda aproveitar uma das delícias do inverno! O hotel oferece uma completa área de lazer com duas piscinas, uma externa e outra interna e aquecida, além do renomado spa urbano Amanary, com diversos tratamentos relaxantes e revigorantes para um final de semana para recuperar as energias. Se você deseja curtir a noite e o hotel, nossos dois restaurantes e bares são a opção perfeita! Cozinha brasileira e japonesa, para agradar a todos os gostos. Tudo isso, combinado com o reconhecido atendimento 5 estrelas do Grand Hyatt São Paulo tornam este pacote ideal para um final de semana diferente sem sair da capital.

Informações e reservas: 0800 880 1234 ou pacoteshyatt.com.br